outubro 04, 2012

Amizade com meninos

Basta passar na rua do lado de qualquer pátio de colégio para perceber. Meninas de um lado, em brincadeiras "de menina", meninos do outro, em brincadeiras "de menino". Salvo certas exceções sobretudo em escolinhas de vanguarda (ou sei lá, posso estar muito desatualizada), somos criados para que certas atividades sejam "de menina" e outras "de menino".

Não, não quero entrar na questão feminista e bla bla bla. Esse assunto não me interessa porque no fim, querendo ou não, quem vai lavar o prato sou eu para não deixá-lo mofar na pia. E não, não moro com um homem, mas com outra "menina". Num relacionamento estritamente roommate, que fique claro.

O que quero dizer é que, no meu caso e, provavelmente, o de muitas meninas por aí que se criaram nos eternos pátios de recreio ouvindo "menina não joga bolinha de gude", "luta e futebol são muito violentos para as garotas, deixem os meninos brincarem sozinhos" (e também muitos garotos que olhavam de longe por medo de se aproximar para brincar com as meninas porque "homem que é homem não brinca de casinha, de reino encantado com princesas, de pequena sereia"), nos acostumamos ao infinitamente repetido: meninas brincam com meninas, e meninos brincam com meninos. 
Apesar de que, em casa e graças ao fato de morar no campo por vários anos, em pude contar com a sorte de ter árvores para subir (e subia mesmo, a maior macaca), espaço para correr e andar de bicicleta sem restrições e carência total do julgamento de outras crianças mais femininas e delicadas, ou de meninos que apontassem berrando: "Eeei! Menina não sobe em árvore". Sabe como é a sinceridade infantil.

(Sim, os tempos mudaram, as crianças são encorajadas a brincar juntas, o qual é um ótimo avanço. Vamos lá.)

Acontece que só depois de adulta que fui entender (mais uma vez, eu e uma geração de meninas que cresceram da mesma maneira), como é bom ter amigos homens. Aprendi isso primeiro com os Desbravadores, durante um acampamento em que vários deles enfrentaram a chuva para me ajudar a desmontar as barracas da ala feminina, já que todas as garotas que eu comandava (eu, já adulta, comandava uma unidade de 6 adolescentes de 10 a 15 anos) se recusavam a sair de debaixo da proteção do teto de lona improvisado e ficavam só olhando.

De lá pra cá, tive amigos homens em várias situações, e continuo tendo. Aprendi e aprendo tanto com eles! 

Aprendi a lealdade dos garotos com suas amigas, que eles trazem junto com o instinto de proteção. 
Aprendi de onde vem (e não é machismo nenhum, ta?) a necessidade de proteger, de defender as mulheres ao seu redor. Sem que isso signifique quebrar a cara de alguém no sopapo, o que realmente é para brutamontes (apesar de que às vezes, e dependendo do quão ofendida você estiver, vai até gostar se o seu amigo ameaçar procurar o cara lhe quebrar a cara).

Aprendi que amigos homens são generosos, são francos. Eles vão te dizer verdades que amiga nenhuma vai conseguir. Aquelas verdades que você precisa ouvir. Vão ter a sensibilidade de ver nos teus olhos quando algo não está bem, e de oferecer um abraço sem palavras. E que abraço! Amigos homens sabem de verdade abraçar. 

Vão estender a mão para te ajudar a subir na pedra, alegres e divertidos porque você topou o desafio. Vão dar risada da sua cara quando você cair de bunda no chão, mas vão ser os primeiros a te ajudar a levantar. Vão te dar conselhos e oferecer soluções, porque é parte da natureza deles procurar soluções para as coisas e serem úteis. 

Vão te respeitar quando pedirem desculpas ao falar, sem querer, um palavrão. E sorrir quando você admitir: não tem problema, eu mesma falo o tempo todo.

Vão te ensinar o significado da camaradagem, sem usar palavras.

Vão fazer você rir de coração. 

Um comentário:

  1. Ai, Mari! Que lindo, como te entendo!
    Fiquei com saudades de uma amizade que acabou porque se transformou em amor... amor impossível!
    Coisas da vida...

    ResponderExcluir

Oi! Deixe seu pensamento!