outubro 30, 2012

Furacão Sandy

Com o coração apertadinho vendo as imagens e notícias do furacão Sandy passar lá por NY.
Eu tenho uma ligação muito forte com aquela cidade, e muitos amigos por lá. Brasileiros, americanos, e de outra meia dúzia de nacionalidades, como não podia deixar de ser. NY pulsa vida, movimento, agitação, novas idéias, o tempo todo. Eu amo aquele lugar, morei 2 anos por lá em Larchmont e NYC era praticamente o pátio de casa. Eu andava no Central Park e dava indicações bem 'guia turísitco' para as pessoas que perguntavam. Eu fazia roteiros e levava cada pessoa nova que chegava na cidade para conhecer as principais atrações. Foi meu lar por algum tempo, não apenas uma metrópole aleatória que os filmes adoram retratar com catástrofes. 
Desta vez foi feio.
A imagem do Empire State solitário, a única luz na parte baixa da cidade, é de cortar o coração. A foto da fila de ambulâncias evacuando pessoas do NYU Hospital me encheu os olhos de lágrimas. Porque a gente acostuma a ver uma metrópole assim como algo imponente, inabalável... mesmo sabendo, mesmo estando na Bíblia, que quando Cristo voltar não só NYC mas todas as metrópoles vão ser abaladas, destruídas, o terremoto vai ser gigante... mesmo assim, ver a destruição, a força da natureza chegando assim é assustador e triste.
De meus muitos amigos, não tenho tido notícias hoje. Ontem à noite vi novidades diversas, todo mundo se preparando muito bem. Imagino que estejam todos bastante ocupados arrumando o que tiver sido quebrado com a fúria do vento, limpando água das partes inundadas, talvez sem eletricidade. 
Querendo ou não, a preparação dos EUA para eventualidades deste tipo é muito melhor que a nossa, desde o momento em que não se constroem galpões simplesmente com telhados de chapa ondulada (que voam com o primeiro ventinho), até o ponto em que a maioria das construções tem sem basement (porão), as pessoas são instruídas a proteger suas janelas com placas de madeira, ou fita em forma de X (se os vidros estourarem, ficam no lugar e ninguém se machuca), a ter um plano de emergência e mantimentos dentro de casa (alimentos não perecíveis e que não precisem ser preparados, frutas, e principalmente bastante água pois nunca se sabe se o suprimento de água sofrerá danos e precisará ser interrompido e por quanto tempo), enfim. 
Aguardando e orando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe seu pensamento!