dezembro 31, 2012

Último post do ano, balanço, lista e demais

Oi povo.
Conforme prometido, vim dar as caras antes da meianoite chegar e virar abóbora.
São duas da tarde e eu ainda não almocei, nem tomei banho, nem comecei a cozinhar para esta noite. Mas tudo bem.
Estive lixando parte da cama, ou seja que foi produtivo.
E acordei tarde para poder ficar acordada até mais tarde esta noite, também. Rsrs.

Do ano que passou:
Já falei muito das mudanças diversas pelas quais passei. Mudança de cidade, morar sozinha, vários empregos, mudar de casa de novo, recentemente mudar de roommate, começo de namoro. Ufa! Acho que só.
Meu desejo é por um ano com um pouco de estabilidade e crescimento. Não estagnação, mas crescimento! Raízes fortes, objetivos claros, aprendizado, mas menos... volatilidade, por assim dizer.
2012 foi um ano de alta volatilidade. Que 2013 seja um ano de força, crescimento e estabilidade. 

Continuo gorda. Emagreci e voltei a engordar. Me vi nas fotos do natal e quis morrer. Entrei em desespero e chorei o leite derramado e os chocolates ingeridos. Mas... assim é a vida.

Por isso a minha lista de objetivos, que aqui segue, começa com:
* Perder os 8kg que faltam (ou sobram, a melhor dizer)

* Deixar o cabelo crescer

* No fim de 2013, ter um plano definido em relação a estudos (isso se não tiver começado a estudar já): Seja ter feito um novo vestibular, ter me matriculado para uma pós/especialização, enfim, mas um plano de estudos definido para começar em 2014. Tenho algumas ideias a respeito, só preciso achar o ponto de foco. Porque vocês já devem ter percebido, foco não é o meu forte.

* Ler um mínimo de 14 livros: 1 por mês, e mais 2 de bônus (1 por semestre):
1)
2)
3)
4)
5)
6)
7)
8)
9)
10)
11)
12)
13)
14)

* Fazer um mínimo de 5 projetos extras (seja reforma de móveis, crochê, pintar ou desenhar quadros, costurar peças, etc. Mas tem que ser projetos prontos, terminados e em utilização, com certo grau de dificuldade):
1)
2)
3)
4)
5)

* Avançar no projeto Bélgica. No que consiste? Bom, eu provenho (entre outras origens) de uma família (Spilborghs) que veio da Bélgica. Estes últimos meses tem me surgido o desejo de investigar as raízes desta família, os antepassados, a árvore genealógica, etc. Encontrei vários dados interessantes! Meu desejo é me aprofundar neste estudo, quem sabe até poder (mas este não é um objetivo para o ano, quem sabe mais pra frente) visitar o país e principalmente a região de onde a família veio. A motivação é de que, apesar de ser um quebra-cabeça, sei que somente veio uma família com esse nome para o Brasil, portanto existe só uma raiz. Tenho outras origens, claro, mas por ser de sobrenomes mais "comuns" é bem mais difícil de rastrear e bem mais fácil de cair em pistas falsas. Por isso me empolguei na procura dos meus antepassados Spilborghs.

* Guardar uma certa quantia em dinheiro, um valor pé-no-chão de acordo com meus rendimentos atuais. O objetivo não é muito alto, mas para quem aprendeu este ano a morar sozinha e equilibrar as contas, vai ser uma realização importante.

* Por último, e este objetivo me ocorreu agora que estava escrevendo o post e já o acrescentei à minha lista, fazer pelo menos 3 viagens para lugares diferentes este ano. Se forem lugares que não conheço, melhor ainda, mas vale lugares que já conheço e que não costumo ir via de regra. O que exclui Floripa.
1)
2)
3)

Vou manter a lista sempre por perto para ir riscando e preenchendo os objetivos que vão ser cumpridos ao longo do ano. Voltarei para contar sempre que puder dar por cumprido um objetivo, e farei dois balanços: o tradicional de fim de ano, e um no meu aniversário, que é quase na metade do ano (16 junho).

Mas acima de tudo, meu desejo é poder estar sempre nos caminhos de Deus. Porque eu conheço este pedacinho, o que vejo na minha frente, o que posso planejar em base ao que conheço, em base ao que vivi, e o que posso esperar em base ao padrão já conhecido. Mas eu não conheço tudo. Deus sim. Ele sabe não só o que eu sou, o que eu tenho, pelo que passei, mas também a realidade de cada um. Como e onde os caminhos das pessoas vão se entrelaçar com os meus, como e onde as circunstâncias me esperam. Como posso reagir a elas (mesmo que essa seja a minha parte, mas Deus conhece todas as formas que eu posso reagir). Tudo que for possível ser conhecido, Deus conhece. Por isso Ele sabe o que é melhor para mim. E por isso eu quero seguir os caminhos que Ele me indicar, por onde Ele me guiar, ter a humildade de aceitar que por mais estranho que pareça, algo pode ser ou não ser para mim, naquele momento. Ou nunca.
Deus sabe de todas as coisas. E é um pai amoroso para nos dar aquilo que nos fará crescer e que nos fará felizes.
E é isso também que desejo para todos: que encontrem seus caminhos, que tracem seus objetivos e façam o possível por cumpri-los, mas que acima de tudo confiem em Deus.

Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? 
Mateus 7:8-11

2 comentários:

  1. Eu ainda não decidi os votos de 2013. Aliás, ainda nem parei para pensar neles!!!
    Mas vou desejar aqui um feliz 2013 e que essa sua listinha cheia de planos possa ser quitada e os objetivos conquistados até o final do ano que vem!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. :) acabei de escrever e postar os meus votos de 2013 antes de abrir seu blog! Emoções e desejos compartilhados!
    Beijo e um ótimo 2013!!

    ResponderExcluir

Oi! Deixe seu pensamento!