janeiro 24, 2016

O que comer quando não se consome açúcar? - Parte 1

Como disse, o assunto vai longe.
Então, como comer é algo que fazemos todos os dias, várias vezes por dia e uma das necessidades mais básicas (fora o wi fi), vou falar de algumas receitinhas que tenho feito.

"Receitas" é, por assim dizer, um pouco relativo. Na verdade, eu sou muito do olhômetro, da intuição e de ir usando o que tem em casa.

Mas falemos de iogurte.

Se você for a qualquer mercado e como eu for praticante de um esporte fantástico chamado "leitura de rótulos", vai reparar na quantidade de açúcar escondido em quase tudo que é produto industrializado.
Mesmo -e principalmente- nos produtos dirigidos às crianças. Que nada mais vai viciando os pequenos desde a mais tenra idade nesse nefasto pozinho branco. Pais tem pavor de associar seus filhos com cocaína, mas não tem a mesma defesa contra o igualmente pozinho, igualmente branco, igualmente viciante açúcar.
Ah, mas como você é exagerada Mari!
Será que sou?

Mas enfim.
O iogurte é um produto desses. Dificil de encontrar um que não contenha açúcar em altas doses. Às vezes tentam confundir as pessoas escrevendo: Açúcar líquido, açúcar invertido, etc. As pessoas pensam que por ser "outra coisa" deve ser menos prejudicial. Mas é tudo a mesmíssima coisa.
Certo, tem iogurtes neutros, sem sabor, tanto integrais como desnatados. Nós não consumimos iogurte todos os dias, mas de vez em quando gostamos, e comprei várias vezes destes. Inclusive fiz iogurte caseiro, tendo como base 1 litro de leite e 1 copinho de iogurte.

Aí então, ano passado, conheci o kefir.
E foi amor à primeira vista.
Não vou me estender aqui sobre o conceito e os benefícios (preguiçosa haha). Tem este link explicando tudinho, daí se tiver interesse você lê, ok? :)

Kefir batido com banana e cacau em pó, com uvas passas por cima.
O kefir produz um iogurte mais ou menos azedo (dá para regular de acordo com a quantidade de leite e o tempo de repouso). Um probiótico poderoso. Dá para bater com frutas, colocar em bolos e tortas ou massas diversas no lugar do leite, dá para deixar dessorar e virar cream cheese muito mais barato do que o famoso cream cheese de potinho. E a vantagem: você sabe o que vai dentro.

Marido torceu o nariz, chegou a provar, disse que fez mal para ele e hoje se recusa a comer qualquer coisa que contenha o tal do kefir. Ou melhor, qualquer coisa que ele saiba que contenha (mhuahuahua).

Já eu, gostei.
A Had gostou.

Kefir batido com banana e aveia, por cima coco ralado, chia e uva passa.

No início eu testava receitas e tudo, hoje em dia ando mais preguiçosa e o que mais tem saído é o que está nas fotos: batido com frutas para o café da manhã. Via de regra bato com banana para adoçar, e depois adiciono outras coisas.


Sorvete de kefir com morango e banana
Esta última foto é a mesma coisa: o iogurte de kefir, batido com frutas (neste caso morango e banana para adoçar), simplesmente vai ao congelador e fica um sorvete top. Eu e a Had amamos!

Também fiz batido com manga, mas não tirei foto.
Coloco o que for por cima: aveia (que às vezes também bato junto e dá mais uma consistência), sementes de girassol, coco ralado, chia, castanhas, amendoim, linhaça. Granola também vai bem, mas em geral é adoçada. Preciso voltar a fazer granolinha caseira.
E claro, uvinhas passas que aqui em casa não podem faltar!
-----------------------
Estou com novas ideias, e quero saber a opinião de vocês! Por favor, tirem 1 minutinho do seu tempo e respondam à enquete aqui na coluna ao lado.
Obrigada lindas!

5 comentários:

  1. Parece delicioso. Nunca tinha ouvido falar, onde vc compra?
    Incrível a quantidade de açucar e sódio que ingerimos sem nem saber.
    http://www.umavidaemandamento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! O kefir existe uma tradição de que o mesmo não seja vendido e sim doado. Uma espécie de corrente de gratidão. É que, uma vez que você tem uma mudinha e começa a produzir o iogurte, a mudinha vai crescendo e se multiplicando e é possível doar para outras pessoas. Existem pessoas que vendem também, mas o mais comum é mesmo a doação. Se você tiver interesse, procure no face se tem algum grupo de doação na sua cidade (tem muitos grupos em muitas cidades, principalmente nas capitais), ou então no mesmo site que passei o link tem contatos de pessoas que enviam desidratado por carta (aí demora um pouco mais de tempo para rehidratar e a mudinha acordar e começar a produzir, mas vale a pena se você não encontrar na sua cidade).

      Excluir
  2. Amo kefir! Descobri na casa onde eu trabalhava há alguns anos. É meio azedinho, mas gosto de usar pra fazer vitaminas. Os daqui tem a vantagem de não conter lactose, quer dizer, são 99% lactose free.
    Ficar sem açúcar não é fácil, aliás, quando a gente começa a ler rótulos dá medo de comprar qualquer coisa que não seja natural! Alías, aqui pelo menos a seção mais saudável são as beiradas do perímetro do supermercado (frutas, legumes, carne, laticínios, ovos). Depois da minha briga com o sódio, eu diminuí e muito os industrializados, o açúcar/ farinha refinada são meus próximos desafios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o kefir na verdade se alimenta do lactose presente no leite, por isso o iogurte resultante é praticamente zero lactose. Nos grupos em que participo, o que se comenta é que pode usar sem medo leite normal, pois o kefir "consome" o lactose dele.

      Excluir

Oi! Deixe seu pensamento!