abril 15, 2013

Qualidade de vida

Faz pouco mais de um mês que tenho cuidado mais da minha alimentação e exercícios, fazendo escolhas conscientes, me policiando para:
1- Beber mais água
2- Acostumar a beber chá regularmente também
3- Escolher frutas em lugar de bolachas e pães, a fazer smoothies com frutas, sementes e aveia para o café da manhã (ou mais frutas mesmo)
4- Aplicar o princípio de que: "se cresceu numa planta é bom para você, se foi feito numa planta não é bom", cortando industrializados, olhando rótulos, fazendo trocas conscientes para eliminar produtos químicos, açúcar, corantes, espessantes, conservantes, glutamatos e afins...
Assim, cortei margarina/manteiga/doce de leite. Comecei a fazer peanut butter em casa, para passar no pão (integral). Ou então um creme de abacate amassadinho (quando estou com disposição, pois exige mais tempo, tem que ser fresquinho. O creme de amendoim faço e deixo na geladeira pronto e dura semanas). Cortei sucos de caixinha, que tomava esporadicamente, para zero. Compro mais vegetais frescos, faço uma boa salada em casa e deixo sem temperar, levo para o trabalho por 2, 3 dias seguidos. Assim evito os restaurantes da região, que tem poucas opções para vegetarianos. Dá mais trabalho, mas sei exatamente o que estou comendo.

Algumas dessas mudanças já utilizava, como os grãos/pão integrais ao invés dos brancos, a redução de açúcar... mas estou policiando melhor os deslizes. 

(Apesar de que tem dias que não resisto a um chocolatinho... de 100 g! E uma vez que abro, não consigo não comer ele inteiro. Mas compro os que tem castanhas, passas, o meio amargo com amêndoas... menos pior, apesar de não ser ideal).

Além disso, comecei a correr! Comecei com 2 minutos (parece pouco, mas no primeiro dia custou!) e hoje estou em 12 correndo - 1 e meio andando - mais 12 correndo. E aumentando! Corro duas ou três vezes por semana, e nos outros dias faço alongamentos ou ioga. Também faço grupos musculares, um dia abdominais, outro perna, outro braço. Depois começa de novo. E squats!

Sextas somente squats. Sábado descanso.

Não tenho emagrecido substancialmente, até porque a ideia não é em si emagrecer por déficit de calorias e sim ficar mais forte, comer alimentos de qualidade e cuidar bem do corpo para que ele mesmo funcione melhor, com o "combustível" certo. Eventualmente, com o exercício e a alimentação de qualidade, deve ocorrer a queima de gordura e o aumento de massa muscular, que queima mais calorias mesmo em repouso do que a gordura, ou seja que por sua vez ajuda a queimar mas gorduras... e por aí vai. 

Mas enfim, mesmo não tendo emagrecido substancialmente na balança, algo de centímetros de circunferência tenho perdido (apesar de ainda ser bem discreto). Mas o principal: comparando fotos posso ver como a minha pele tem melhorado e dificilmente aparece alguma espinha, sendo que antes de vez em quando rebentavam algumas várias ao mesmo tempo. Praticamente todos os dias acordo com braços, pernas ou abdominais doendo com aquela dorzinha de quem se exercitou no dia anterior, o que é uma sensação muito boa. Começo a ver os primeiros resultados no espelho, os abdominais ligeeeeiramente mais definidos (a gente também vê o que quer ver né? hahaha), enfim, pequenas motivações. E outras coisas também, por exemplo semana passada fui arrumar um depósito no meu trabalho, e movi as caixas com a maior facilidade. Fiquei tão feliz!
Quero ficar fortona, badass. Hahahaha. E quem sabe me inscrever para algumas corridas de 5k, para as color run da vida, essas coisas. O desafio é, para mim que sempre fui mais para sedentária, tornar essas mudanças consistentes e apreciar o percurso, não apenas o objetivo final. Até porque é um progresso contínuo, não um objetivo!

O mais legal são as pessoas que comentam. Falam que estou mais bonita, que mudei "alguma coisa", sem conseguir especificar o que é.
E aí eu vejo, qualidade de vida, mudanças de dentro para fora, isso é o que faz a maior diferença. 

3 comentários:

  1. Eu também tomei essa decisão faz tempo sabe Mari, depois que eu vi muitos vídeos falando das coisas terriveis que ingerimos no nosso corpo. Também quero uma vida mais saudável pro meu filho e isso significa que eu preciso ser exemplo.
    Mas eu abro mão 1 vez por semana e como algum lixo, pq eu também não sou de ferro e a vida é curta demais para comer, comer as mesmas coisas o tempo inteiro, até pq cansa também.

    Eu tb me inspirei em vc e passei a fazer minha manteiga de amendoim!

    ResponderExcluir
  2. ooo que delícia! preciso me inspirar em vc. beijo!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Mari! E são estas as mudanças mais duráveis: que começam de dentro, sem stress, priorizando a qualidade de vida e sentindo-se bem com isso. E o exercício é isso aí mesmo, tem que fazer por prazer, apreciar o percurso. Existe uma explicação "perfeitamente hormonal" pra isso, rsrsrs. Uma das muitas adaptações do nosso corpo ao exercício são nos nossos queridos hormônios! Quando eles estão "da pá virada" a gnt se sente um lixo, engorda 2 kg num dia, retem líquidos, fica feia... mas quando eles estão em sintonia fazem tudo a nosso favor. Química pura. Vida!
    Beijos querida e continue firme ;)

    ResponderExcluir

Oi! Deixe seu pensamento!