abril 04, 2013

Cabeça inquieta

Eu sou uma pessoa inquieta.
De cabeça inquieta, não tanto fisicamente. Apesar de que estou lutando contra essa tendência sedentária e até gostando da minha nova rotina de corrida/exercícios/ioga.
Mas enfim, sou uma pessoa de cabeça inquieta.
Faço projetos, não os completo, às vezes nem os começo e já perdi o entusiasmo por eles. Tenho muitas ideias. Algumas me entusiasmam extremamente, mas o entusiasmo só dura uns minutos dias e depois se esvai. Outras são duradouras, se transformam em peças, em arte, em aprendizado, em hábitos, em ideologias, em estilos de vida.
Mas o fato é que sou uma pessoa inquieta.
Gosto de estudar.
Gosto de ler.
Basicamente sou da opinião que conhecimento não ocupa espaço. Livros e viagens minhas fontes preferidas. Conhecer, saber, presenciar, estar, aprender. 

Assim então, entrei no Coursera e me matriculei num curso, que começou esta semana.
Esse site é ótimo, os cursos são ministrados por universidades conceituadas do mundo todo, em videoaulas, em inglês, duram algumas semanas, tem certificados... e são grátis.

Ah, e o que estou estudando? Neurociência para leigos.
Mais conhecido como Brains, neurons and synapses.
Matéria fácil, sabe como é, só para fazer um aquecimento. Risos.

Mas isso não é tudo. 

Sou uma assídua leitora da Bíblia. Leio todas as noites. Já a li mais de uma vez em português, alguns dos livros em inglês, e algumas partes em espanhol. Cada vez que leio um certo trecho, parece que aparece mais um detalhe que não tinha percebido. Ler em várias traduções ou versões tem esse efeito também, às vezes uma palavra que tinha um sentido foi traduzida por um sinônimo e o significado fica mais amplo, ou mais restrito. É fascinante.
Só que, não é o suficiente.
Eu quero ler a Bíblia no idioma original.
Então, procurei um curso de grego. Para poder ler o Novo Testamento no idioma original.
(Para o Antigo Testamento, vou ter que procurar cursos de hebraico e aramaico. Vai ficar mais pra frente).
Achei o curso. Aliás, uma apostila direcionada para habilitar o estudante a ler o Novo Testamento no original em grego.
Ou seja, bem o que eu queria.
Vou começar em breve.

É, cabeça inquieta. Eu avisei.

Enquanto isso, termino de costurar uma almofada que inventei para minha cama e começo a pensar na maneira de fazer a cobertinha Tetris (essa ideia me apareceu derivada de uma outra cobertinha de crochê que já fiz. Tive a ideia, desenhei, colori, comprei um pouco de lã para começar... só falta ter tempo!).

Os que ficaram meio largados foram os três livros que estou atualmente lendo: Atos dos Apóstolos (em português, e no meu planejamento ainda devo ler 4 capítulos dele até o final da semana), um outro sobre Montevideo dos anos 50 (em espanhol), e a Construção dos Valores Victorianos (em inglês). Este último não cheguei a passar da introdução, e acabei me engajando em outras leituras e atividades e ficou meio de lado, mas logo vou retomá-lo.

Mencionei a cabeça inquieta?

3 comentários:

  1. Sei bem como é isso, também "sofro" do mesmo mal...

    ResponderExcluir
  2. Mari, eu te entendo. Bem, não cheguei a tanto, mas minha paixão por italiano me fez correr atrás e até aula particular estou fazendo, com "una professoressa italiana" e comecei a ler Il nome della Rosa (O nome da Rosa) que ja li em português e ja vi o filme. E te digo que ler este livro em italiano está sendo uma experiência incrível, acrescentando muito também no aprendizado... e aquilo que você escreveu sobre a tradução mudar o significado, eu sinto que tem coisas que realmente são melhor percebidas no idioma de origem.
    Baci ed abbracci.

    ResponderExcluir
  3. VC é realmente muito inquieta, curiosa e faz bem em ser assim. Que dica ótima desse site, vc está gostando das aulas? Aprende mesmo? Depois me conta.
    Aprender grego com certeza vai te ajudar a entender bastante coisa do novo testamento que as vezes pode ter sido traduzido de uma maneira diferente da que você entenderia na língua original. Muito legal!!!

    Eu citei seu blog la no meu. Espero que vc não se importe.

    Bjo

    ResponderExcluir

Oi! Deixe seu pensamento!