novembro 26, 2010

Thanksgiving

Foi muito bom passar, pela segunda vez, o Thanksgiving com a minha host family.
Desde ontem à noite, quando ajudei a cortar as verduras que eles cozinharam para levar na festança e conversei com eles sobre os mais diversos assuntos. Além de treinar o inglês, que já não treino muito durante o dia porque cuido de um bebê e estou ensinando a ele as primeiras palavrinhas em espanhol, é bom conversar e socializar um pouco com gente "de corpo presente", não só com o computador (apesar do muito bom que é falar com vocês, família. Beijo pra todos!)

Aí então hoje cediiinho fomos lá na festança. É muito engraçado como funciona essa festa, que me deu vontade de adotar quando voltar para o Brasil: as famílias se reúnem cedo, cada um leva alguma coisa (dos pratos tradicionais) e passam o dia na casa do anfitrião, que geralmente fica com a parte de assar o turkey (peru. Argh. Abafa). 
Em geral, fica todo mundo dentro de casa mesmo, vendo a parade da Macy's em NYC que é bem famosa, porque o Thanksgiving é na última quinta feira de novembro, e costuma ser bem frio já (aliás, nevou hoje por lá! Já já detalhes). Daí ninguém faz almoço, porque a refeição mesmo é o jantar, que costuma ser mais cedo do que o normal. Assim, pelas 3 ou 4 da tarde, mas tudo depende de cada família. Pode se estender por várias horas, hein? É uma refeição sem pressa e com bastantes tradições.

A mais importante dessas tradições é a de, já com todo mundo sentadinho e servido (mas antes de comer!), cada um por sua vez vai falando o motivo de estar agradecido. É bem significativo e muito bonito, agradecer pelas boas coisas que se tem ou que se conquistaram durante o ano. Não há quem não fique feliz.

A comilança é um caso à parte, e os pratos tem mais de 300 anos de história: raízes assadas (cenouras, beterrabas, nabos, cebolas, batata doce, e um outro que não conhecia no Brasil e que parece com um cenourão branco), molho de cranberries, purê de batata (o famoso mashed potatoes), mushrooms (cogumelos) recheados, e o famoso peru assado, que leva hooooras e hoooooras e hoooooras para ficar pronto, e que é servido com o recheio, mas separado (cozinha junto e depois tira para servir. Esquisito, ne?).
Como minha host e eu somos vegetarianas, tinha uma travessa enooorme de recheio vegetariano, que não tinha estado dentro do peru, especialmente para nós. E estava uma delícia!
Ou seja, tudo coisa simples, nada de gourmetismo, só tradição, singeleza. E quantidade! Huahauhaua. 

Aí depoooois que todo mundo comeu e se fartou (burp! hauhauaha) vem a parte da sobremesa. Mas isso, tipo, mais de 1 hora depois, pelo menos. Em geral, as sobremesas também são bem tradicionais, muitas com maçã em diferentes formas, torta, bolo, etc. Também não falta nunca a torta de abóbora (a de hoje estava uma delícia!), às vezes algo de chocolate... o toque "americano moderno" é o whipped cream, o chantilly de latinha (chuffffffffff!) que não falta nunca para acompanhar qualquer sobremesa. 

Deu fome? Huahauaha.

O detalhe do dia, e nem a própria family podia acreditar em seus olhos, foi a neve! Isso mesmo, nevar no Thanksgiving, que absurdo!!! Mas nevou. Minha host que viu, e em questão de segundos estávamos todos bobinhos na frente da janela vendo a primeira neve da temporada (a chuvinha gelada do outro dia nem valeu, né gente?). E depois ainda saímos para caminhar e conhecer uma parte da fazendinha, especialmente pro bebê experimentar a primeira neve, já que era muito pequeno da última vez que nevou, e ver as cabras, ovelhas e cavalos (e as galinhas! Passei longe.)
Pena que depois veio uma garoazinha persistente e derreteu tudo, mas chegou a ficar branco o chão.

E foi assim, muito bonito o meu dia de Ação de Graças.

2 comentários:

  1. Mari!! Gente, nao acredito, já é o seu segundo ano aí, cara!!

    Que bom que o seu thanksgiving vou legal, o que tive na minha família foi super sem graça! Eu ainda cheguei a tempo pro jantar, pq a minha hosta super me liberou, falou que nao teria nada de tao especial, entao fui pra LA hauahu

    Bjao!!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Adoro seus depoimentos sobre as coisas dos states, esse das tradiçoes do thanksgiving foi tudo novidade pra mim.
    Isso pq tenho duas tias que moram nos EUA, uma em LA outra próximo de New Jersey, mas acho que eles não participam muito, sei lá, nunca comentam desta comemoração.
    By the way, se vc tiver a receita da torta de abóbora... eu quero!!!
    Bjs
    Thaís

    ResponderExcluir

Oi! Deixe seu pensamento!