março 22, 2016

Do meu jardim

Começou timidamente, e aos poucos foi crescendo. Primeiro uma plantinha, depois outra, até que há algumas semanas me deu uma vontade de dedicar a ele mais tempo e esforço.
 
Meu jardim andava meio abandonado. Confesso: quando comecei a plantar, na minha cabeça era algo como "joga sementes na terra, lembra de regar de vez em quando e as plantas florescerão lindas e maravilhosas porque é assim a natureza espetacular delas".
Mas na verdade não é bem assim... se você tem um mínimo de experiência em jardinagem, sabe que há todo um conhecimento e dedicação por trás: das plantas que gostam de mais ou de menos sol, de mais ou de menos água, de solo assim ou assado. Das plantas que crescem por sementes, das que se desenvolvem melhor por estacas ou enxertos, ou ainda a tal da alporquia (que raios é isso? Eu descobri bem recentemente).
 
Sem falar que, como também descobri recentemente graças às leituras pela internet e a blogs ótimos sobre o assunto, as plantas que estão em vasos precisam de adubação periódica para suprir a fonte de nutrientes, que é bastante limitada devido ao espaço.
 
Percebe você que há toda uma ciência por trás?
Pois bem. Volta aqui comigo.
Estou dando uma atenção a mais ao meu jardinzinho, e testando umas técnicas que aprendi. Para poder comparar daqui a algum tempo, vou mostrar umas fotos de algumas das plantinhas:
 
Eu que sou uma profunda conhecedora de plantas (#sqn) tinha comprado há alguns meses uma plantinha de hortelã. Se desenvolveu bem, porém fui vendo que era de folhinhas pequenas, e sem desmerecer, mas eu queria uma hortelã da espécie de folhinhas maiores, aquela que tem uma texturinha na folha. Viu meu conhecimento de espécies né?
Então, depois de certo tempo, estava na floricultura e encontrei um pezinho de hortelã "de folha grande". E comprei. Agora tenho a "de folha pequena" e a "de folha grande". E não sei nada sobre espécies, mas as duas são lindinhas. :)
Hortelã "de folha grande"
 
 

Pois bem. Acontece que as duas plantas andavam meio caidinhas. A de folha grande, estava perdendo bastantes folhas. Era encostar, e as folhinhas mesmo verdinhas caíam. A de folhas pequenas não tinha esse problema tão acentuado, mas também não estava com esse viço todo. Então, dei uma revitalizada nas duas. Comprei húmus de minhoca, tirei uma parte da terrinha dos dois vasos, dei uma mexida no resto da terra com cuidado para não danificar as raízes, e preenchi com o húmus e um pouco de terra nova.
Coloquei também uns pedacinhos de musgo que encontrei por aí e pedrinhas, para ajudar a não deixar a terra exposta e assim conservar melhor os nutrientes.
Depois, borrifei uma mistura de leite diluída em água a 10%, que Segundo li serve como adubo e também antifúngico.
Na foto de cima para ver como ficou, e como está minha plantinha semi-desfolhada.
Hortelã "de folha pequena"
 A hortelã de folha pequena estava com um caso curioso: seus galhinhos cresceram e cresceram, mas meio "pelados", saindo folhinhas só mais nas pontas. Cresceram tanto, que estavam todos emaranhados! Cortei boa parte dos galhinhos que estavam crescidos, e deixei as ricas folhinhas para secar. Outros galhinhos que estavam mais viçosos, deixei compridos mesmo.
Fiz a mesma coisa com a terra. Tirei uma parte, coloquei humus, terra nova e pedrinhas.
Ao cortar os galhinhos e me dispor a arrumar a terra, vi que um deles, que tinha ficado em contato com a terra, tinha criado raízes e os novos brotinhos já tinham uns 5 cm. Uma alporquia espontânea, digamos assim! Rsrs.
 
Com todo cuidado, cortei o galho da planta e removi a plantinha nova para seu próprio vaso, ou melhor: para um "apartamento" novo no prédio de plantas que será a sapateira, ou melhor:
"Conjunto residencial Horta Vertical". 
O Conjunto Residencial Horta Vertical já tem seu primeiro morador! A hortelãzinha brotada espontaneamente é a mais nova moradora do 1-A.
 A pequena hortelãzinha ficou com um singelo apartamento no primeiro andar porque plantinhas de hortelã curtem um sol mais moderado, e ali ela pega claridade mas não o sol forte, e a terra fica mais para úmida. Nos andares superiores ficarão plantinhas que gostam de um sol mais forte e terra mais seca, como alecrim, tomilho, sálvia.
Mais um empreendimento "Mari Urbanismo Vegetal".
Rsrsrs.

Este bonitão aqui em cima é o meu pé de goiaba. Ele nasceu de sementinhas que eu mesma retirei de uma goiaba e já está desse tamanho! No topinho, folhinhas tenras aparecendo. Me dá uma alegria e um orgulhinho ver as plantinhas nascerem, principalmente essas de sementes que eu retirei de frutos, mais ainda do que das sementinhas que já vem "prontas".
Eu não tinha muito conhecimento e o deixava no sol, porque logicamente na minha cabeça plantas precisam de sol e se são pequenas mais ainda, mas não é bem assim. Plantas pequenas precisam de claridade, mas devem ser protegidas do sol forte até que fiquem fortes o suficiente. Para mudinhas de árvores, o ideal é no mínimo uns 20-30 cm de altura.
Mudei ele para a sombra, e então a plantinha que estava com o crescimento meio estancado começou a se desenvolver melhor. Agora tem as folhinhas verdinhas novas que vocês podem ver na foto. [Coraçãozinho com as mãos].
 
Tenho também algumas mudinhas de pitanga que estavam no mesmo berçário que a goiabinha e agora que são crianças continuam amiguinhos, mas não tirei uma foto legal. Fica para o próximo post plantífero.
 
 


 Outros dos meus "bebezinhos": à esquerda, um conhecido matinho que cresce nas juntas das calçadas. Segundo minhas pesquisas, seu nome é "quebra pedra rasteira". Está meio baleadinha ainda, porque a retirei da calçada e veio na bolsa enroladinha num guardanapo até chegar em casa e poder plantar. Pretendo usá-la como forração para vasos maiores. Acho super bonitinha, apesar de que, se não cuidar, vira praga.
 
No meio: Cebola! Cortei metade de uma cebola daquelas miúdas, deixei uns dias em água com a raíz para baixo, e logo novas raízes apareceram. Então plantei. Em dois dias, o brotinho já apareceu. Esta foto é de ontem, e hoje já estava bem maior! Cresce bem rápido.
Ontem mesmo, minha sogra procurando na fruteira uma cebola para temperar o arroz, encontrou uma outra cebola que pelo visto já estava brotando há alguns dias, sem água, sem nada, só na fruteira. Já tinha uns 5 cm de broto. Coloquei inteira na água até poder providenciar um potinho com terra. Logo teremos cebolas em casa!
 
Na fotinho da direita, uma das minhas suculentinhas. Cada vez que vou à casa da minha mãe, volto com algumas folhinhas de suculenta, mas a maioria acabava morrendo. Fui pesquisar, e descobri que eu sou assim, uma Felicia das plantas: queria tanto que crescessem, e multiplicassem, e ficassem lindas, e florescessem, e..., e..., e... terminava afogando as coitadinhas!
Suculentas tem fama de serem fáceis de manter, olha, pode até ser, para aquelas pessoas que costumam matar plantas por falta de água. Elas precisam tipo, uma colher de chá por semana. Para quem peca pelo excesso como eu, as bichinhas são difíceis de cuidar! Preciso me conter para não sair molhando as coitadinhas diariamente.
Esta da foto já estava começando a mostrar sinais de afogamento (rs), mas consegui salvá-la a tempo, simplesmente deixando a coitada em paz. Claro, estar morando nesse shot glass de vidro sem drenagem não é exatamente algo bom, mas os shot glasses são tããão bonitinhos!
Mas... pelo que vocês podem ver nas fotos, eu utilizo quase qualquer potinho/copinho que encontro para minhas plantinhas. :)
 
Tenho mais plantinhas, mas por enquanto está bom. Já está um post enorme! O resto, vou mostrando depois.

2 comentários:

  1. Awww Mari que coisa mais fofa! Adorei o seu jardim! Eu não sou muito boa pra cuidar de plantas, já comprei vários potes de ervas e sempre acabam morrendo :(. Os meus pais que são maravilhosos, qualquer coisa que eles colocam a mão crescem! Já disse pro meu pai que ele deveria vir pra cá só pra cuidar do meu jardim. :-)
    Aguardando ansiosa pra ver como vai ficar o prédio das plantinhas quando estiver pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Eliana, como dizem os Americanos, tem gente que tem um "green thumb", né? Tem um dom para as plantinhas! Os outros nos contentamos com aprender e tentar não matar as bichinhas. Eu estou quase plantando meu polegar também, para ver se fica verde rsrsrs...
      Estou aguardando chegar umas sementinhas que comprei pela internet para dar uma animada no prédio das plantinhas, mas acho que com o feriado, só chegarão semana que vem! Oh vida. Rsrs. Mas vou ir mostrando à medida que for preenchendo os apartamentinhos!
      Bjo!

      Excluir

Oi! Deixe seu pensamento!