março 25, 2016

Pudinzinho de Manga

Levanta a mão quem está aproveitando o feriadim de Sexta-Feira Santa. o/
É nozes.
Rsrs.

A pedidos, hoje vou passar a receita dos mini pudins de manga que fiz para o aniversário da Had. Pena que não tirei foto deles individualmente, somente a foto global da mesa. Mas enfim.
A ideia era manter os comes e bebes o mais saudável possível, adequado para os pequenos. Esse pudim eu sempre faço para a Hadassa com diferentes sabores, e ela adora.

Os ingredientes principais são: a gelatina de algas (já que eu não uso gelatina de origem animal), e o iogurte. No caso, eu uso kefir feito em casa, mas qualquer iogurte sem sabor serve.
Evito ao máximo iogurtes industrializados, pois a maioria tem açúcar, corantes, saborizantes, conservantes e outros 'antes' dispensáveis. Prefiro bater o meu iogurte de kefir, caseiro, cheio de probióticos, com a fruta que quiser ou inclusive com um pouco de chocolate em pó. Na pressa até uso um iogurte industrializado, mas compro o natural.

Sobre a gelatina de algas:
Aqui em Curitiba encontro fácil porque a influência japonesa é grande e pela proximidade com São Paulo. Perto de minha casa tem um Mercado que tem uma ótima seção de produtos orientais e sempre tem gelatina de algas (também chamada agar-agar ou kanten). Se você quiser testar esta gelatina mas não encontra na sua cidade, pode comprar por este site.
Tem outras marcas, por exemplo, tem uma de embalagem azulzinha com vermelho que já usei outras vezes, mas essa deixa um pouco de sabor residual para meu gosto. Prefiro essa que está no link, que além do mais vem com um manualzinho bem detalhado e dicas de receitas.
 
Vale dizer que a gelatina de algas, diferente da de origem animal, não necessita de refrigeração para endurecer ou manter-se durinha (mas logicamente o pudim geladinho é mais saboroso), e gelifica muito rápido. Em questão de 10-20 minutos, dependendo do volume, já está durinha.
 
Para fazer o pudim utilizo metade da concentração de gelatina indicada na embalagem, já que a ideia não é que fique com consistência de gelatina e sim mais cremoso.
 
Mas vamos lá.

Ingredientes:
1/2 envelope de agar-agar (cada envelope tem 4 gramas, então a quantidade utilizada é por volta de 2 gramas).
1 copo de água.
1 copo de iogurte natural.
1 banana caturra madura.
1 manga grande bem Madura.
 
Instruções:
Coloque a gelatina e a água em uma panelinha e mexa um pouco para dissolver.
Leve ao fogo e mexa, dissolvendo bem até ferver. Quando ferver, conte 3 minutos (mexendo de vez em quando) e desligue.
À parte, bata no liquidificador as frutas com o iogurte. Se as frutas estiverem bem madurinhas, não há necessidade de adoçar.
Espere a gelatina esfriar um pouquinho, só uns 3-5 minutos, e bata junto com o creme de frutas.
Coloque em potinhos ou tacinhas. Faça isto rapidamente pois vai espessando muito rápido!
Leve à geladeira por algumas horas (mais uma vez, não precisa da geladeira para endurecer, mas fica mais gostoso geladinho).
 
Outras ideias de sabores para bater com o iogurte:
Banana + morangos maduros
Tâmaras ou ameixas-secas hidratadas + chocolate
Limão + folhinhas de hortelã (este precisa adoçar!)
Suco de uva integral (também recomendo adoçar um pouquinho)
 
Solte sua imaginação!

Um comentário:

  1. Estou aproveitando bem o feriado fazendo vários nadas hehe
    Eita delícia, a de limão com hortelã deve ficar maravilhosa também :9 Adoro sabores cítricos e refrescantes!

    www.umavidaemandamento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi! Deixe seu pensamento!