Oi!
Bom, já que vamos inaugurar oficialmente a seção do blog dedicada às receitinhas (e assim ajudar a esta pobre alma vivente a se manter um pouco mais organizada), comecemos em grande estilo.
Fiz este bolo de banana com casca na sexta feira passada. Fazia algum tempo que estava querendo explorar o terreno dos bolos saudáveis, porque era questão de tempo até começar a dar aquela "coceirinha" por algo doce.
E bolo, você sabe, não precisa de motivo. Só de vontade.
Olhei várias receitas na internet, escolhi as que achei melhor e misturei duas receitas para fazer uma.
Ou seja. Deu certo porque tinha mesmo que dar! :)
A receita final não tem açúcar, leite nem trigo. Só não é gluten-free porque tem aveia.
A aveia é um negócio interessante.
Ela em si não contém gluten, porém em geral vem "contaminada" com gluten. Pelo que sei, há algumas marcas que são gluten-free ou dizem ser. Eu compro sempre a granel, que é muito mais barato e porque aveia na minha casa é muito consumida, então nem sei que marca é, mas como o gluten não é problema para nós, não tem problema.
Mas voltemos ao bolo.
Ficou um bolo fofinho, gostoso e doce na medida.
A receita original leva somente aveia, mas justamente naquele dia estava passeando num mercado grande (eu a-m-o passear em supermercado, liga não) e encontrei farinha de arroz, que nunca tinha usado. Então na hora decidi alterar a receita do bolo e usar farinha de arroz junto com a aveia, o que acredito que tenha deixado o bolo mais leve.
Ingredientes:
3 bananas caturras (também chamadas nanicas em algumas regiões) com casca, bem lavadas. Usei maduras, mas não passadas do ponto. Se você tiver em casa bananas já passando do ponto, o bolo ficará mais doce.
3 ovos.
1 xícara de farinha de arroz.
1 xícara de aveia em flocos.
2 colheres de sopa de fermento.
1/2 xícara de óleo.
1/2 xícara de uvas passas pretas.
1 tampinha de extrato de baunilha.
Bata no liquidificador as bananas (cortei em pedaços), os ovos, o óleo, as uvas passas e a baunilha.
Adicione aos poucos a farinha de arroz.
Meu liquidificador quase pediu arrego quando coloquei a farinha de arroz. Quase não conseguiu bater! Se o seu não for muito forte, vá com calma! A massa é bem densa mesmo.
Adicione o fermento e a aveia.
Em geral se deixa o fermento por último, para depois dele dar só uma misturada, mas como eu temia que não desse para bater no liquidificador depois de acrescentar a aveia, deixei a aveia por último.
Acabei batendo à mão no final, pois ficou bem pesado para o meu pobre liquidificador.
Coloque em forma untada e enfarinhada. Uma forma de buraco no meio é suficiente, mas fica um bolo bem alto. Se você preferir bolo mais baixinho, utilize uma assadeira redonda ou retangular.
Asse em forno médio por mais ou menos 30 minutos. Mas fique de olho e tire quando o palito sair limpo.
Saindo do forno não me aguentei e tive que provar. Amo bolo quente! Estava tão quente que se quebrava todo, mas depois que esfriou não esmigalhava tanto.
![]() |
Hummm... bolo quentinho! |
A Hadassa adorou. Ou, nas palavras dela: Hummm gotoso!
E é isso aí! Bjos para vocês.
Se fizerem, me contem o que acharam!