abril 13, 2010

Uma segunda assim, atipica.

Afinal, nao eh toda segunda que tua host programa um passeio a Liberty Island e Ellis Island e te pergunta se voce quer vir junto, estando off e com tudo pago.
Preciso falar que aceitei na hora?
Mais um passeio riscado na minha lista de to do's. Foi bem legal.

Conheci a Estatua da Liberdade. Lindona ela, eh bem como dizem por ai, nao eh muito grande, mas nao eh isso o que impressiona. E "A" estatua! Nao tem igual. Eh claro que tirei trocentas fotos, mas nao baixei ainda.

Depois almocamos e pegamos o ferry para Ellis Island. Eh bem bonito! Para quem nao sabe, explico: eh a ilha onde chegavam todos os barcos de imigrantes, ate 1950. Hoje em dia, dos 300 milhoes de americanos, 100 milhoes tem um antepassado que entrou por Ellis Island.

O museu foi restaurado em 1980, esteve fechado e abandonado nas decadas de 60 e 70 e, o que achei muito curioso, tirando o predio principal que tem o museu, lojinhas de souvenirs e restaurante, o resto dos predios continua fechado e abandonado.

Outra coisa que me chamou a atencao, eh que a ilha era minuscula se comparada com o que eh hoje. Foi recheada (assim como a nossa querida Floripa, mas numa proporcao absurdamente maior), e isso no final do seculo 19 e inicio do seculo 20.

Eh de impressionar as paredes e corredores revestidos com os azulejos brancos originais, parecendo um hospital. A reconstituicao de um dos dormitorios, as salas de inspecao de saude e de "julgamento" (um tipo imigracao, soh que com um tribunal mesmo, onde decidiam se a pessoa, depois de ter viajado um mes de navio desde a Europa, por exemplo, podia ficar ou seria deportada).

Enfim, um lugar que guarda pedacinhos do passado em cada canto. Coisa que eu adoooro!

Depois ja pegamos o ferry de volta, cansados, o baby esgotado, tadinho, dormiu no ferry e continuou ate o metro. Bem que eu queria fazer o mesmo, hahaha. Mas nhem, tive que trabalhar a noite.

E eh isso, minhas aventuras de hoje.

Acho que vou ir contando, mesmo sem ordem cronologica, os lugares que visitei nessas quase duas semanas de NY.
Em 4 dias, vou ter "minha" cama e "meu" quarto de volta! Hahaha. Apesar do divertido que esta sendo morar na cidade, sinto falta da privacidade do meu cantinho que ja estava acostumada.

3 comentários:

  1. Oi Mári!
    Saudades de tuas visitas e de teus escritos!
    Fazia tempo que não visitava o blog de ninguém!
    Quanta coisa boa tens passado hein?
    Fico muito feliz, mesmo te acompanhando de longe, que as coisas estão dando certo para você.
    Felicidades sempre!
    Ah! Vou te add no novo orkut para ver tuas fotos ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari!!
    Aff, que tempao nao passo por aqui!! E aí, curtindo seu ano? Espero, de coraçao, que esteja sendo conforme sua programaçao (e com algumas surpresas fazem parte da nossa vida, né...hahah)

    Bjoss!

    ResponderExcluir
  3. Oi, filhota. Que bom que se divertiu. Sempre é emocionante conhecer coisas e lugares diferentes. E depois a gente valoriza mais ainda o quartinho com mais privacidade. Mas tudo é experiência e aprendizagem. Aproveita cada momento. Beijos

    ResponderExcluir

Oi! Deixe seu pensamento!