setembro 12, 2016

Brownies

Estava eu bem tranquila no sábado à tarde fazendo a Hadassa dormir, quando de repente, não mais que de repente, me lembrei dos brownies que minha mãe faz.
Não que outros brownies não sejam bons, mas os da minha mãe, ah. Esses trazem sabor de finais de semana sossegados, de casa perfumada, lembranças afetivas.

Então, sabendo que minha mãe não estava em casa, passei a mão no celular e recorri a minha segunda fonte: minha irmã Carol, tão formiga quanto eu (ou mais), que com certeza teria a receita da iguaria em seus arquivos.
E dito e feito.

Deixei a Had, já dormidinha, no sofá, e fui incursionar na cozinha.
Fiz umas mudanças na receita, pouca coisa, coloquei mãos à massa e logo o aroma de chocolate invadia a casa.
Decidi trocar a farinha de trigo por farinha de arroz, por puro capricho meu, para ver se ficariam bem. E sim, deu certo. Então meus brownies saíram sem glúten.

Então vamos à receitinha:

Brownies sem glúten
1/3 xícara de manteiga
5 colheres de sopa de cacau em pó (fica bem fortinho. Se gostar de chocolate mais suave, diminua a quantidade)
1 xícara de açúcar (eu usei mascavo)
1/4 colher de chá de sal
2 ovos batidos
1 colher de chá de baunilha
3/4 xícara de farinha de arroz (se não tiver e não tiver restrição, faça com farinha de trigo)
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara de castanhas do Pará picadas (ou nozes)

Levar ao fogo a manteiga e o cacau, até derreter e misturar bem.
Retire do fogo e misture os demais ingredientes um a um. Coloque em assadeira de uns 25 cm, untada e enfarinhada.
Leve ao forno médio e quando começar a perfumar a casa vá fazendo o teste do palito. Os brownies não devem ficar muito sequinhos! Corte em quadrados.

Dizem por aí que não se deve comer bolo quente, mas se é para morrer eu prefiro morrer comendo bolo (ou brownies) quente, de preferência com uma bola de sorvete por cima. XD


A Had aprovou, até que encontrou a primeira castanha. Dali pra frente foi só "tira a castanha, mãe". O tiro saiu pela culatra.
Gostaram? Quem anima?

2 comentários:

  1. Delícia de receita, Mari.
    Aqui em casa os meus chocólatras assumidos não esperam um bolo esfriar, rsrsrs. Também pedem para catar as castanhas...
    Vou experimentar esta receita logo, com certeza!
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas será que tem coisa melhor que bolo quente? Hummm eu adoro! Espertinhos eles!
      Bjão!

      Excluir

Oi! Deixe seu pensamento!