agosto 15, 2016

Óleo de Calêndula caseiro

Desde que entrei de cabeça no mundo dos cosméticos DIY e comecei a experimentar as misturas, me encantei ao descobrir como é simples e delicioso de fazer meus próprios cosméticos.
E ainda mais: não só é fácil, como também a qualidade é muito superior aos cremes, loções, e demais que compramos por aí (a preço de ouro!), e como podemos escolher exatamente o que vai dentro, podemos ter certeza de estar usando produtos bons, sem conservantes, parabenos, derivados de petróleo, etc.
 
Mas fazia um tempo que, na correria do dia a dia, tinha deixado um pouco de lado esta parte.
 
Agora estou voltando, aos pouquinhos, e mostro algumas das coisinhas que tenho feito. Quem sabe vocês também se animam.
 
Este óleo, ah, este óleo de calêndula. Eu estou apaixonada.
Ele é tipo bombril. Mil e uma utilidades.
 
 
 
Serve para:
 
- Hidratar a pele e os lábios.
- Cicatrizar machucados e cortes.
- Suavizar queimaduras.
- Cotovelos e joelhos ressecados.
- Tirar maquiagem.
- Leave-in para o cabelo (deixa super macio).
- Para diluir óleos essenciais e fazer massagem.
E mais.
Muito mais.
Os usos são infinitos.
 
Como fazer o Óleo de Calêndula:
 
Ele é basicamente feito por infusão, com as flores de calêndula deixadas "de molho" em óleo por certo tempo, com o auxílio de uma fonte de calor.
Para fazer o óleo há dois métodos. Um envolve bastante tempo, mas o esforço é quase zero. O outro dá um pouquinho mais de trabalho, mas fica pronto mais rápido.
 
Você precisará de:
- Azeite (ou outro óleo puro vegetal de sua preferência, como amêndoas ou jojoba. Eu gosto mesmo é do bom e velho azeite).
- Flores de calêndula - Se compram em casas de produtos naturais.
 
Método 1:
É mais demorado, mas se tiver tempo de sobra, é melhor.
Coloque as flores de calêndula em um frasco de vidro, até no máximo 3/4 partes do frasco, para que possam se expandir.
Acrescente o azeite (ou outro óleo. Só veja bem que seja um óleo puro vegetal, sem mistura de petróleos e silicones).
Tampe bem o frasco e coloque em algum lugar que pegue bastante sol: a soleira de uma janela, pátio, etc.
Deixe no sol por no mínimo 2 semanas, mas pode ser mais. Este que eu fiz, por pura preguiça de coar eu acabei deixando por uns 3 meses. Rsrsrs.
Depois de passado o tempo, coe o óleo com todo cuidado, utilizando um pano limpo. Aperte bem para espremer todo o rico óleo das flores. Ele estará com essa linda tonalidade alaranjada. Armazene em um frasco de vidro bem tampado.
Pronto! Simples assim.
 
Método 2:
Se você não tiver tanto tempo assim, ou estiver ansiosa para ver o resultado, há uma maneira mais rápida. Esclareço que eu ainda não testei este método, porque acho o outro melhor e mais simples. Mas fica a critério de cada um!
Coloque o azeite e as flores em uma panelinha e leve a banho maria. Deixe no fogo mais baixo por umas horas (2 ou 3), verificando sempre para que não queime.
Quando o óleo ficar mais escuro e tiver adquirido o aroma das flores, está na hora de desligar e coar.
 
 
Para hidratar a pele do rosto neste inverno seco que temos no Paraná, eu descobri que o óleo é melhor do que hidratante. Separo um pouco em um vidrinho, adiciono umas gotinhas de óleo essencial de lavanda, e pronto! É só passar de noite e de manhã.
A lavanda acalma a pele, descongestiona, e o cheirinho é maravilhoso.
Para machucados, queimaduras (de sol ou de cozinha, por exemplo), e pele ressecada, também utilizo este óleo + lavanda.
 
Para tirar maquiagem, um pouquinho do óleo de calêndula sozinho, com auxílio de um algodão.
 
Para o cabelo: após lavar, passo umas gotinhas do óleo de calêndula sozinho, com uma gotinha de lavanda ou até com uma gotinha de óleo essencial de alecrim, que é ótimo para combater a caspa. Passo desde a raíz até as pontas.
O óleo deixa o cabelo super macio, e ao contrário do que parece, não pesa! Claro, uso bem pouquinho.
 
Para diluir óleos essenciais:
Eu gosto de fazer massagem com óleo + OE de lavanda na Hadassa antes de dormir. A lavanda acalma e promove um soninho tranquilo, a calêndula em si tem propriedades calmantes, e ela adora este carinho.
O óleo de lavanda é o mais seguro para as crianças, mas mesmo assim precisa ser usado com cuidado. Em próximos posts vou falar mais sobre óleos essenciais e o que tenho aprendido.
Para a massagem, coloco uma colherzinha de café de óleo de calêndula na mão e adiciono duas gotinhas de OE de lavanda. Faço massagem em pés, perninhas, braços e barriguinha.
 
Quando está resfriada, para facilitar o soninho tranquilo, utilizo 1 gota de OE de lavanda e 1 gota de OE de eucalipto, mas massageio somente as plantas dos pés. A corrente sanguínea se encarrega de espalhar pelo corpo todo.
 
Recentemente descobri também que o óleo + OE de lavanda é ótimo para as cólicas menstruais. Uso a mesma misturinha que uso para a massagem da Had. Massagear o abdômen, e logo se nota a diferença.
 
Com o óleo também dá para fazer ótimas pomadinhas para a pele, mas isso já vou falar mais adiante com mais detalhes.
 
A cada dia vou descobrindo coisas novas. Surge algo, olho para o vidrinho do óleo e penso: será que serve para isto também? Hoje em dia, este óleo é meu produtinho número 1. E olha que eu tinha certo preconceito, achava que a "culpa" da pele e dos cabelos ficarem sujos era do óleo, e que se usasse nunca mais iria ter a sensação de estar limpa, mas sempre me sentiria grudenta. Hoje não troco meu oleozinho por nada!
 
E vocês? Gostam de óleos? Usam no dia a dia?
Já tentaram fazer os seus?
Me contem!
 
Bjos!

8 comentários:

  1. Menina, fico de cara com suas receitas!!!
    Nunca usei esse óleo, só ouvi falar. O óleo "bombril" que uso muuuito é o de coco, de demaquilante a tira-manchas XD

    http:/www.umavidaemandamento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo de coco é muito amor! é outro bombril sim hahaha. Faço desodorante, bochecho, hidratação de pele, creminhos, etc. Mas como ele é sólido a temperatura ambiente (pelo menos a temperatura ambiente daqui), para algumas coisas prefiro usar outros, principalmente o de oliva que é bom e barato em comparação com outros óleos.
      Bjos!

      Excluir
  2. Nossa Mari! Que legal! Nunca tinha pensado que era tão fácil fazer óleo de calêndula em casa. Trouxe inspiração! Obrigada por compartilhar sua idéia conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Eliana! E dá para fazer com outras ervas também, do mesmo jeito!
      Eu brinco que é o óleo do preguiçoso. É só por no frasco, deixar no sol e pronto. Se ficar com preguiça de coar como eu e for adiando, ainda fica mais concentrado! :P
      Bjos!

      Excluir
  3. Que legal Mari, vou experimentar fazer ainda este ano, espero!
    Tenho dois vazinhos de lavanda em casa e de vez em quando coleto as florzinhas mais ressecadas e coloco dentro de livros ou num pequeno voil e uso como sachet, ams talvez consiga o efeito de óleo essencial com esta receita.
    Meu óleo essencial preferido é sem dúvida o de lavanda, mas gosto muito do alecrim e o de canela. Estes, porém uso pouco porque o povo lá de casa não curte muito estas fragrâncias, então uso só em mim.
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Thais, dá para fazer com flores de lavanda também, ou com outras ervas e flores. Só não pode colocar recém cortadas no óleo, deixe murchar umas horas.
      O efeito não é o mesmo do óleo essencial, que é bem concentrado. As propriedades são as mesmas, mas não tão concentradas quanto as do OE, mas é beeeem mais econômico de fazer! Rs.
      Eu amo os OE cítricos, coloco sempre no difusor. Dão uma alegria no ambiente, fora que purificam o ar, né? Limão, laranja, capim limão... e lavanda, claro!
      Bjos!

      Excluir
  4. Legal! Nao sabia q era simples assim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não estou certa se aqui tem flores de calendula, mas fiquei impressionada com a simplicidade da receita.
    Eu uso azeite para tirar maquiagem dos olhos, funciona na maioria das vezes. ha dias que preciso pedir ajuda de algum produto, quando o rímel não consegue sair totalmente.

    Obrigada pelas dicas, não sabia de todas essas funções.

    bjs

    ResponderExcluir

Oi! Deixe seu pensamento!