julho 04, 2016

Oi, prazer. Meu nome é Mariana e gosto de chá.

Eu poderia, tranquilamente, me apresentar assim.
Adoro chá.
Amo chá.
Tomo chá praticamente todo dia.

Nesse inverninho curitibano então, quer coisa melhor do que uma xícara fumegante nas mãos, um chazinho quente e saboroso para alegrar a manhã, a tarde e até a noite?

Tenho meus preferidos, gosto de flores, ervas, frutas, mas não curto muito aqueles chás cheios de essência artificial disso e daquilo. Se é para pôr essência, tomemos logo um suco Tang.

Tenho meus chás de saquinho que gosto, são práticos. Mas o que gosto mesmo é de fazer o chá com o "matinho" mesmo.

Meio por acaso, mas numa feliz coincidência (ou não), foi então que encontrei este artigo sobre Como fazer o seu chá muito mais saboroso (em inglês).
Ele explica, por exemplo, por que é muito mais saboroso e de melhor qualidade o chá feito de matinho mesmo do que o que vem já triturado no saquinho.
Depois que li, todo um novo horizonte chazístico se abriu diante dos meus olhos.
Estou pensando até em estudar o assunto e me especializar em... chás. Unir o útil ao agradável.

No fim de semana, iniciei minhas experimentações. Provei misturar flores de camomila que tinha em casa + folhinhas secas de hortelã (estas de produção própria, que retirei da minha plantinha e deixei secar, há algum tempo).
De-li-ci-o-so.

Não tinha muitas ervinhas em casa, mas não vejo a hora de experimentar outras combinações. Assim que conseguir pôr tudo em ordem no apê novo e o "conjunto residencial Horta Vertical" (lembram dele?) no lugar, já que por enquanto está mal pendurado na lavanderia, vou começar a plantar outras sementinhas que já comprei e estão só aguardando.

Mundo do chá, lá vou eu!

9 comentários:

  1. Amo chá também!!! Só que moro no Rio então além de nao encontrar taaanta variedade fácil, ainda sou "discrimida" pelos amigos hehe... Acho q sou preguiçosa demais pra ter hortinha, quem sabe um dia me animo?!


    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kenia! Bemvinda!
      Então, eu já nem procuro em supermercados porque a variedade é pouca e a qualidade dos saquinhos é bem ruinzinha. Compro meus chazinhos em casas de produtos naturais. Minha diversão é entrar com tempo e ficar olhando os frascos para ver as variedades diferentes. Se estiver meio cheia a loja melhor, assim me dá mais tempo para bisbilhotar. Rsrs.

      Excluir
  2. Concordo Mari! O melhor cha mesmo e o de folhinhas frescas de preferencia. Aqui EM Casa fazemos muito no verao, mas como no inverno e dificil manter a nossa "hortinha" entao compramos folhas secas EM uma Casa de cha e misturamos. Tudo natural sem add de nada estranho. Vou ler o artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, eu gosto mais das folhinhas secas do que delas frescas. Parece que o sabor fica mais intenso! Como minha produção ainda é muito pouca, a maioria das minhas folhinhas e chás compro em casas de produtos naturais também. Não tem como garantir que sejam orgânicos, mas é um começo!

      Excluir
  3. Oi querida,
    também adoro um chá de vez em sempre! Com este inverno estou me esbaldando, literalmente. E também testando várias combinações de ervas e frutas: maçã+gengibre+canela / limão+gengibre+capim santo / camomila+erva doce+melissa / hortelã+camomila / casca de laranja+canela+mel / casca de abacaxi+cravo+canela+gengibre...
    Mas tem dias que o paladar pede um tempo e só um chazinho de camomila para aquecer e acalmar o coração.
    Meu inverno é feito de chás e sopas, rsrsrs.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas ideias legais Thais! Fiz casca de abacaxi também, mas não me ocorreu incrementar com outras coisas. Podia ter colocado canela, que tenho em casa! Mas enfim, a desculpa perfeita para fazer mais!
      Bjos!

      Excluir
  4. Nossa, eu bebia muito chá uns anos atrás, quando trabalhava num SPA haha. Amava um de frutas vermelhas. Hoje já não tomo anto, confesso que sou viciada é em café. Mas meu estomago agradece quando bebo um chazinho digestivo =)

    http:/www.umavidaemandamento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto de chá e tenho planos de me divorciar do café, mas olha pensa num negócio difícil! Nossa!!! No momento os chás preferidos são o de limão, camomila, menta e verde.
    Beijos!
    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisley! Como tudo, se livrar de um hábito é algo muito difícil. Você já avaliou o que você mais gosta ou sente falta do café? Se é o sabor, você pode encontrar substitutos que pareçam café mas sem cafeína, como a cevada por exemplo, ou pelo que sei aí nos EUA está surgindo o "café" de raízes de dandelion. Não que você precise trocar um hábito por outro, mas para te ajudar a tornar a transição mais suave.
      Se por outro lado o que você sente falta é a cafeína, há chás que contém cafeína porém em doses menores, para você ir acostumando o corpo a não precisar dela.
      Enfim, umas ideias!
      Bjos!

      Excluir

Oi! Deixe seu pensamento!