junho 09, 2016

Mais de 2 anos depois... por que Hadassa se chama Hadassa?

De repente, assim, do nada, me lembrei de que nunca falei disso por aqui.

Quando na rua alguém me pergunta qual é o nome dela (ou pergunta diretamente para ela, o que tem acontecido cada vez mais -apesar de que ela se recusa a responder e geralmente esconde o rosto, normal para uma criaturinha de 2 anos) e eu respondo, já espero a reação normal que segue em sequência: 
 
1- Cara de espanto (eu é que me espanto de como as pessoas podem ser rudes. Como se todo mundo tivesse que se chamar João ou Maria - nada contra, tá?)
 
2- Frase: Que nome bonito! Qual é a origem?
Ou, em sua versão menos delicada: Legal! E de onde você tirou esse nome?
... ¬ ¬ ...
 
3- Tentativa (quase sempre errada) de pronunciar: Ha-... Ahd- ... Adássia? É isso.
 
4- Eu corrigindo: Ha-da-ssa (se pronuncia com H aspirado, como o R na garganta).
 
Não que não soubesse que isso iria acontecer e bastante. Mas me choca a falta de sensibilidade das pessoas. Como esperar que as pessoas acolham as diferenças se até um nome um pouquinho diferente causa tal estranheza?
Por exemplo, tem o nome Raíssa. Compare foneticamente Raíssa com Hadassa.
Muito parecido, né?
Que eu conheça, ninguém tem a menor dificuldade em falar Raíssa. Não causa estranheza nenhuma. Mas Hadassa sim. Mistérios.
 
Mas enfim. Já estou divagando.
 
Estava eu tentando fazer um post sobre como chegamos até o nome.
Bom, foi um longo caminho. Para quem se lembra, fomos saber o sexo lá pela 27a semana. Se fosse menino, já estava quase batido o martelo. Ia ser Davi. E estávamos praticamente certos de que era menino, afinal, a avó do Enos tinha falado que era menino e ela não errava nunca. Mas desta vez, errou.
(Parêntese: infelizmente, dona Natália faleceu quando a Hadassa tinha 12 dias e não chegou a conhecer a bisnetinha, que ela jurou que era bisnetinho).
 
Quando então ficamos sabendo que era uma menininha e passado o susto inicial, começamos a procurar ativamente por nomes de menina.
Começamos é um modo de dizer: antes de saber já tinhamos corrido pela minha lista de nomes (que já estava sendo feita desde o momento do teste positivo) e o Enos tinha descartado todas as minhas ideias. TODAS.
As ideias dele também não me agradaram. Quase todo dia um, ou os dois, chegava com outra sugestão, e o outro descartava. Não havia consenso de maneira nenhuma!
 
Ele sugeriu que gostaria de pôr o nome da vovó Natália, que estava bastante doente com câncer. Seria uma linda homenagem e eu gosto de nomes em homenagem, mas... não gosto de Natália. Por mais que me esforçasse, simplesmente não conseguia. Mais uma vez, não houve consenso.
 
Uma das maiores dificuldades, e era algo que os dois sentiamos, era que: ao escolher um nome, deixaríamos automaticamente de considerar todos os outros nomes. E isso era difícil de assimilar. Como escolher um só e deixar todos os outros nomes de lado? Como preferir um nome entre os milhões de possibilidades... e esquecer do resto?
 
Um belo dia, ele lembrou da época que trabalhava no colégio e de que tinha uma menininha chamada Hadassa. Como ele era monitor, todos os dias chamava as crianças quando os pais chegavam, e ia conhecendo os alunos pelos nomes. Me sugeriu, eu pensei um pouco. Era um nome bonito, bíblico, forte. E único. Não falei nem que sim, nem que não. Precisava pesquisar a respeito. A origem, o significado.
Me joguei de cabeça na pesquisa. Hadassa era o nome original da rainha Ester (acredito que tenha sido seu nome hebraico original, pois na Bíblia diz assim: "Hadassa, também chamada Ester." Dali pra frente, só chama ela de Ester. O nome Hadassa aparece somente uma vez nan Bíblia. Como ela estava no meio de povo estrangeiro, acredito que Ester fosse o nome pelo qual foi chamada depois ou que tenha trocado de nome por necessitar se misturar à multidão, sendo Hadassa seu nome de nascimento original. Não há muita claridade a respeito).
Um resumo da história:
A rainha Ester foi uma moça forte pelas circunstâncias. Chegou a rainha porque o rei gostou dela, e quando se viu numa posição privilegiada, defendeu seu povo mesmo que isto significasse grande risco para ela mesma, e ajudou a evitar a massacre e a injustiça contra os hebreus, desmascarando um traidor.
Se quiser ler a história na íntegra, está aqui.
 
Além dessa história linda dessa mulher forte, encontrei que Hadassa significa "flor de murta", uma família de arbustos de flores muito aromáticas (veja aqui), bastante comum no oriente.
Pronto! Significado, o nome tinha. E era belo. E isso para mim era importante. Mas... ainda tinha minhas dúvidas.
 
1- Nome de rainha. Forte. Será que não seria um "peso" muito grande para um bebê, para uma criancinha? Fiquei com medo de sobrecarregar a pobre bebezinha.
 
2- Eu queria um nome duplo. Mas nada, absolutamente nada, combinava com Hadassa. Então, se fosse o escolhido, teria que ser somente Hadassa. Ora, e se ela crescesse e não gostasse do nome? E tivesse que carregar Hadassa pelo resto da vida porque não tinha um segundo nome para usar?
 
3- A história bíblica dizia que era o nome de uma moça órfã de pais. Ora, pode parecer superstição, mas dessa parte eu não tinha gostado.
 
Dúvidas, dúvidas.
 
Mesmo com Hadassa na cabeça, voltamos a considerar Beatriz, que incrivelmente estava agradando os dois. Mas perto de Hadassa, Beatriz perdia o brilho (nada contra, ainda é um nome que acho bonito, simplesmente não era o nosso nome). O Enos até voltou a sugerir Natália. Mas não. Íamos e voltávamos, e retornávamos a Hadassa. Fomos bater o martelo poucos dias antes de ela nascer, e mesmo assim, a certeza mesmo só veio naquela noite em que ela nasceu.
 
Hoje vejo o quanto é apropriado o nome que demoramos tanto para escolher. Ela é toda forte, independente, tem seu tempo para tudo e não gosta de ser apressada. Tem seus momentos de rainha também, querendo mandar e desmandar, mas também já mostra uma capacidade argumentativa que me deixa boba. Mas de tudo, de tudo, ela é uma florzinha, que chega espalhando perfume e graça por onde passa.
Demoramos tanto, mas escolhemos o nome certo para ela. Hadassa, nossa Hadassa, nossa rainha, nossa flor.




12 comentários:

  1. Hadassa é um nome super comum em Fortaleza. Eu tive várias amigas com esse nome na escola e hoje as minhas amigas tem filhas com esse nome, então pra mim não foi de estranheza alguma, pelo contrário acho diferente e bonito.
    Eu que tenho 3 meninos, sempre foi uma complicação escolher nomes, pq sempre quis que os 3 tivesse nomes bíblicos e que de alguma forma combinassem entre si. O único que me deixa na dúvida é o Lucca, que tem um nome diferente e as pessoas não sabem pronunciar bem aqui, as vezes me arrependo um pouco da escolha, amo o nome, a fonética, mas com o sotaque sueco acho que estragou um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Debbie? É bem raro eu encontrar com alguém que já conheça o nome. Quando aparece, como estes dias que fui ver um apartamento, puxei conversa com a porteira, ela perguntou o nome e logo em seguida disse: "Hadassa, a rainha! Que nome maravilhoso!" Fiquei bem feliz.
      Foi uma dificuldade tão grande escolher o nome, que nem imagino se tivesse que escolher o nome para outro bebê. Iria ser um sufoco só! Hahaha.
      Engraçado como a fonética pode mudar tanto de uma língua para outra. Mas Lucca é um lindo nome!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Mari!
    Imagino como deve ser difícil para pais escolher nomes para os filhos. Um dia estava debatendo com o meu marido que acho que os filhos deveriam escolher os próprios nome. Eu gosto bastante do meu, mas conheço pessoas que odeiam os nomes e sempre tem pais criativos que dão nomes peculiares para seus filhos...
    Obrigada por compartilhar a origem do nome da sua filha é sim um nome muito bonito e forte. Não fique tão incucada com as pessoas, a minha experiência é que ser diferente é quase regra receber este tipo de reação das pessoas "não tão educadas". Se você pronunciar o nome não tem porque o erro, mas se a pessoa ver somente escrito dê um desconto porque na nossa língua o H foneticamente não é pronunciado, veja os exemplos de helicóptero, hotel, hipopótamo... confesso que sempre achei que se pronunciasse Adassa. :-)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é que está! Escolher quando? Se a criança for escolher seu nome quando é criança, talvez faça uma escolha que vai se arrepender quando for adolescente e/ou adulto. Teriamos legiões de pessoas mudando de nome por terem escolhido algo totalmente nada a ver quando eram pequenos! E se forem escolher só quando fossem mais crescidos... como os chamamos até lá? Rsrsrs. Por isso acho que não tem escapatória, só os pais para poder escolher o nome dos filhos.
      Então, escrito é uma coisa, porque realmente em português não há a pronúncia do H. Mas não é disso que estava falando, essa parte entendo que ninguém é obrigado a saber. Falo especificamente das pessoas que perguntam no mercado, na praça, enfim, e que falamos o nome.
      Mas enfim, eu sabia quando escolhi o nome pouco comum, só não esperava caras esquisitas. Tem gente que enruga o nariz mesmo, mostrando claramente seu desagrado porque minha criança não tem um nome mais "fácil". Rsrs.
      Bjão!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mas olha... Minha mãe tinha nome super diferente só descobrimos outra uns anos atrás e eu achava o maior barato dela ser única :-). Pessoas insensíveis estão em todo lugar do mundo, nunca achei que tivesse um nome difícil até mudar de país e eu me recuso a americanizar meu nome. Pronuncie o jeito que quiser mas quando perguntam meu nome falo Eliana como no Brasil. E é má vontade porque meus amigos e família do meu marido pronunciam sem problemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto disso de ter um nome diferente, e de certo modo essa foi uma das razões de acabar decidindo por Hadassa. O meu nome é bastante comum (apesar de bonito), e quase sempre tive que ser conhecida pelo sobrenome porque em geral tinha outra Mariana.
      Abração!

      Excluir
  5. Oi Mari
    Nossa! Nome de filhos é assunto pra divagação mesmo...
    Primeiro de tudo quero dizer que acho lindíssimo o nome Hadassa. Infelizmente existe muita ignorância bíblica aqui no Brasil, quando vejo famílias que optam por colocar nomes bíblicos nos filhos eu acho de um respeito e sensibilidade únicos, lindo mesmo, pois os nomes de origem hebraica são repletos de profundos significados.
    Quanto a causar estranheza, também é normal. Lembre-se de que aqui no Brasil infelizmente há uma grande maioria que se enquadra como "analfabetos funcionais", sabem ler, mas não compreendem o que leem... é triste mesmo, mas o reflexo disto é quando a pessoa depara-se com um nome estranho aos seus domínios e tem a falta de delicadeza de fazer um comentário grotesco. Típico, infelizmente.
    Sabes que quando eu era criança detestava meu nome. Queria mudar de nome. Era um nome desconhecido em vários lugares, pessoas estranhavam, pediam para repetir. Aí veio a Thais Araújo e outras Thaises e o nome virou normal... hoje eu gosto do meu nome, mas não por causa das atrizes, pelamor..., nem tanto pelo seu significado - primeiramente causou-me revolta, mas depois entendi que a Thaïs protagonista deste romance e da ópera é a história de uma mulher que deixou uma vida de frivolidades e outras coisas muito piores para se converter ao cristianismo. Fiquei de bem com o nome.
    Aconteceu com a escolha do nome do meu filho Miguel, demoramos a decidir. Queríamos um nome com significado, eu queria que fosse bíblico, meu marido não fazia questão, mas queria um nome forte. Foi sugerido que tivesse o mesmo nome do pai, Christiano, que eu acho forte e lindo mas... iriam chamar de tudo menos Christiano: Junior, Juninho, Filho... desisti na hora.
    Você tem razão: um nome lindo como Mariana e as pessoas tem a coragem de chamar pelo sobrenome!
    Beijos querida e parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma questão de educação. Mesmo que o nome da pessoa fosse, sei lá, Swerijncd uma coisa assim. A primeira coisa é se lembrar que é o nome de alguém, sua identidade, que talvez ela goste e nesse caso se vc de primeira torce o nariz, está dando a entender que aquela pessoa te desagrada na primeira impressão. Se pelo contrário a pessoa também não gosta de seu nome, e vc mostrar desagrado, nada mais vai fazer do que acomplexá-la ainda mais por algo que ela carrega e não pode mudar. Uau, estou divagando bonito já. Hahaha.
      Mudando de gato pra sapato, acho Thais um nome lindo e delicado, mas não conheço a história. Qual é essa ópera/romance? Gostaria de conhecer. Para mim, soa como nome de uma flor, como um lírio ou um narciso.
      Bjão!!!

      Excluir
    2. Significado do Nome Thaís

      Thaís: Significa “aquela que é contemplada com admiração”, “aquela que é contemplada pela sua formosura”.

      O nome Thaís tem origem no grego Thais, que significa “contemplada com admiração” ou “contemplada pela sua formosura” e chegou até nós através do latim.
      Tornou-se popular através da variante francesa Thaïs, do romance de mesmo nome do escritor francês Anatole France, baseado na vida de uma meretriz egípcia, convertida ao cristianismo, que fascinava a todos com a sua beleza.

      A figura da bela cortesã egípcia se transformou em Santa Thaís, pois após se converter ao cristianismo, Thaís queimou suas roupas caras, bem como suas joias, e fez penitência durante três anos, período no qual dormia no chão e se alimentava apenas com pão e água. Passou a cuidar dos pobres e doentes, a quem se acreditava que era capaz de curar. A igreja comemora sua festa no dia 8 de outubro.

      É um nome predominantemente feminino - bastante popular no nosso país - em que o termo afetivo mais comum é Tata ou Tatá.

      Apresenta como variantes Taís (sem h), bem como Taísa ou Taíssa.

      Excluir
    3. Que legal! Adorei saber da história.
      Bjos!

      Excluir
  6. Imaginei que foi por causa da bíblia.
    Eu conheço uma que é Radassa, mas ela gosta de ser chamada de Ester.

    O nome da minha filha eu coloquei por causa da lolita francesa Alizée, mas eu já imaginei que esse Zé do final fosse dar problema aqui neste pais, então substituí o 'e' por 'i' pra ficar Alizie, que provavelmente ainda será chamada de Alaizi.. (e td bem pq tbm acho bonito).
    A liz ganhou nome somente 3 dias depois q nasceu, a gente queria olhar pra carinha e tal... e nas duas vezes, o sexo do BB foi surpresa.

    Bjo, Mari.

    ResponderExcluir

Oi! Deixe seu pensamento!