setembro 28, 2014

Comer comer!


Oi gente!
Hoje vim contar para vocês um pouquinho de como a Hadassa come.

Desde o começo eu dizia e afirmava que esperaria até ela completar os 6 meses ou até sair o primeiro dentinho, o que viesse primeiro, para começar a apresentar alimentos para ela. Disse. Só que aí com 5 meses ela começou a prestar muita atenção a qualquer "ato alimentativo" a seu redor, a mostrar curiosidade mesmo! Isso e mais o fato de que ela já estava sentando bem e que o volume de saliva tinha diminuído bastante (indicando que o reflexo extrusor, que faz ela empurrar a língua para fora quando algo entra na sua boquinha, estava mais fraco) me fez reconsiderar, e no dia dos pais, aos 5 meses e 1 semana, demos a primeira papinha de abobrinha para ela.
Nos preparamos, compramos pratinho com colherzinha, tudo bonitinho, cozinhei a abobrinha em água, bati no liquidificador, pegamos um babador, e até filmamos! E neném? Estranhou a primeira colherada. Da segunda em diante, comeu tudo!

Desde então, a jornada alimentícia tem sido muito boa. No início e por precaução, fui oferecendo os alimentos um por vez, por três dias seguidos, e observando possíveis reações como pele irritada, cocozinho, algo que pudesse indicar uma alergia. Depois de algumas semanas, porém, dei uma relaxada. Já colocamos um ou mais ingredientes novos por dia, misturo, etc. 

Depois da abobrinha veio cenoura, com igual sucesso. Depois chuchu, mas suspeitamos que não tenha sido muito bom para o estômago dela. Apesar de comer bem, depois de comer chorou um pouco mais que o "normal", então preferimos descontinuar. Pode não ter sido nada, já que isso foi ainda na primeira semana e não estava muito acostumada com os sinais que ela dava de querer comer mais ou estar satisfeita. Nem ela estava acostumada também.

A seguir foram as frutas. De início, a banana amassada não foi muito do agrado do paladar da minha pequena gourmande. A maçã ralada também não, mas então cozinhei e bati e ela adorou. Bom, parece que é a textura mais grossa que não agrada.

Depois fomos para batata doce assada e amassada, batata com beterraba fervidas e batidas, lentilhas... todos com sucesso. Minha pequena gosta de tudo!
Aos pouquinhos fui batendo menos, e às vezes oferecendo amassadinho com garfo ao invés de batendo ou processando. Ela passou a gostar também de banana e mamão escavadinhos com uma colher e direto na boca, o que facilita fazermos um piquenique de vez em quando. É só incluir uma banana e uma colher na bolsa e pronto, o lanche da neném está garantido.

Depois passamos para o brócolis, que de primeira ela não gostou muito. Para preservar as vitaminas, preferi cozinhar um pouco no vapor e não supercozinhar, mas isso dificultou amassar com o garfo e neném não curtiu muito. Depois misturei com cenoura batida e comeu com gosto.

Esta semana tivemos feijão preto, que dei com cuidado por causa das casquinhas mas ela não se importou e foi comendo. Depois couve flor, que também gostou, e finalmente abóbora, com sucesso. Ou seja, tirando uma ou outra coisa, ela come de tudo!

Desde o começo, fui oferecendo a comida somente como uma brincadeira. Nunca obriguei ou empurrei comida, e fui prestando atenção aos sinais de que ela estava gostando ou não, se estava satisfeita ou queria mais. Algumas vezes ela quis colocar os dedinhos na boca, algumas outras tentou sentir a textura com a língua, cuspindo, etc. Tudo faz parte. Muitas outras vezes, ela saboreou e comeu. Mas de maneira geral, ela é um bom garfo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe seu pensamento!